“Diagnóstico empresarial é a coleta e análise de informações relevantes de uma empresa com o objetivo de identificar o grau de saúde ou eficiência de seus sistemas.”
Por meio do Diagnóstico Empresarial é possível olhar para o ambiente interno e verificar o alinhamento estratégico da organização com os recursos disponíveis. Identificar pontos fortes ou de possíveis vulnerabilidades que afetam diretamente os resultados da empresa. Além disso, é possível analisar o ambiente externo, aproveitar oportunidades e os recursos existentes para enfrentar as adversidades e aumentar a sua competitividade frente aos concorrentes.
Por isso, o diagnóstico empresarial pode ser comparado a um diagnóstico clínico solicitado por um médico ao seu paciente. Através de exames é possível identificar possíveis causas para determinados sintomas e sugerir o tratamento adequado. Em outros casos, pode ser também usado para atestar as boas condições de saúde de participantes para eventos de competição.
Aplicação
O foco do Diagnóstico Empresarial pode ser diferente para cada empresa e situação. Por exemplo, o diagnóstico de produção ou financeiro será diferente do diagnóstico de vendas ou marketing, embora as metodologias e ferramentas de diagnóstico possam ser semelhantes, a aplicação dos conceitos e os resultados podem bem diferentes.
Os diagnósticos realizados pela Rumo Negócios® com o objetivo de Fusões & Aquisições possui escopo abrangente, com abordagem metodológica global, através do levantamento de informações de diversas áreas da empresa e pode ser aplicado tanto em caráter preparatório da empresa para venda, quanto para o aprimoramento organizacional.
Tipos mais comuns
Preparação da Empresa para Venda
Antes de colocar uma empresa à venda, é fundamental o vendedor certificar-se de que ela está realmente preparada para enfrentar um processo desse. O processo de venda de empresas, por vezes, é muito mais complexo do que o processo de venda de imóvel. Enquanto o processo de venda de imóvel trata basicamente da venda de ativo tangível, o processo de venda de empresa trata do reconhecimento por parte do investidor, de valor sobre bens intangíveis do negócio. Além disso, é um processo burocrático, composto por varias etapas que envolvem um rol imenso de documentos e certidões que tem como objetivo minimizar os riscos inerentes da transação.
“Num processo de venda de empresa, é fundamental que o vendedor esteja devidamente preparado para fornecer explicações conclusivas e convincentes ao comprador.”
Dependendo da natureza ou do montante envolvido no negócio, é muito provável que a empresa passará por uma due diligence antes de ser adquirida. Na Rumo Negócios temos observado uma frequência cada vez maior, na prática de contratação por parte do comprador, de consultores especializados em due diligence, até mesmo para aquisições pequenas. E o motivo disso parece bastante obvio: é muito mais econômico para o comprador investir numa consultoria especializada para analisar o negócio antes do investimento, e desistir dele se for necessário, do que adquirir o negócio e depois ver que não era bem aquilo que foi apresentado.
Aprimoramento do Desempenho Organizacional
Conforme dito antes, o Diagnóstico Empresarial se apresenta como um diagnóstico clínico no mapeamento de sintomas que interferem no crescimento da empresa. Através dele é possível analisar o ambiente interno e externo da organização, identificar pontos de vulnerabilidade que afetam os resultados, pontos de melhorias e oportunidades que possibilitem aumentar a competitividade da empresa no mercado. Pode ser usado também para avaliar a gestão, se a geração de receita e caixa é suficiente para suportar o crescimento esperado, ou pagar possíveis financiamentos já contratados.
Vantagens
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O Diagnóstico Empresarial é uma espécie de exame feito por profissional especializado, utilizando ferramentas adequadas que tem como objetivo identificar possíveis causas de determinados sintomas da empresa e sugerir o tratamento mais adequado. Em outros casos, pode ser também usado para atestar as boas condições de saúde de participantes para eventos de competição.
O Diagnostico Empresarial se apresenta como uma ferramenta importante para identificar motivos de desempenho insatisfatório, estabelecendo os vínculos apropriados entre causas e efeitos.
Existem vários tipos de diagnostico empresarial e os mais comuns são:
- Diagnostico Geral
- Diagnostico Contábil
- Diagnostico Financeiro
- Diagnostico de Produção
- Diagnostico de Marketing
- Diagnostico de Vendas
- Diagnostico de RH
Assim como cuidar da saúde é importante para prevenir doenças, fazer regularmente um diagnóstico empresarial pode melhorar e prolongar a vida da sua empresa.
Sim, é possível, desde que o escopo do trabalho do diagnostico contemple a análise da parte financeira da empresa.
Sim, é neste caso que o Diagnostico Empresarial se apresenta como uma solução importantíssima para identificar a causa deste sintoma. A falta de lucro pode estar relacionada por exemplo à problemas de precificação do produto, de equívocos cometidos no posicionamento dele no mercado ou então na falha de métodos e controles internos com impactos nos custos e despesas.
A contratação de um Diagnostico Empresarial é a oportunidade de “oxigenação” na empresa. O empresário que no dia-dia tem seu tempo quase que integralmente tomado pelas atividades operacionais, tem a oportunidade de contar com a experiência de um profissional externo a empresa, com um olhar mais dinâmico e abrangente que pode propor uma serie de melhorias importantes para o desenvolvimento do negócio.
O Diagnostico Empresarial pode ter escopo geral ou específico. A escolha do melhor tipo de diagnostico vai depender do objetivo do diagnóstico. Por exemplo, um diagnostico cujo objetivo verificar se a empresa está preparada para iniciar um processo de venda terá escopo diferente do diagnostico para identificar possíveis causas ao sintoma de pouca lucratividade.
Em linhas gerais os tipos de diagnósticos mais comuns são: Diagnostico Geral, Diagnostico Contábil, Diagnóstico Financeiro, Diagnostico de Produção, Diagnostico de Marketing, Diagnostico de Vendas, Diagnostico de RH, etc.