“A contratação de empresas especializadas em F&A agrega valor para as transações, pois elas possuem contatos estratégicos, utilizam metodologias específicas e o compartilhamento de experiências traz mais equilíbrio nas decisões.”
Fazendo uma rápida análise no mercado é possível observar que os movimentos de F&A tem se mantido em alta, mesmo em períodos de crise do mercado. É neste momento que muitos grupos empresariais são forçados a se desfazer de certos ativos, enquanto outros mais capitalizadas aproveitam essas oportunidades para fortalecerem a sua presença em setores ou regiões estratégicas para eles.
As transações de F&A podem ser longas e complexas, principalmente sob o ponto de vista jurídico e contábil. Por isso, as empresas costumam contratar consultorias especializadas em F&A, para facilitar esse processo.
A Rumo Negócios é uma empresa especializada em Fusões & Aquisições para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Nossa equipe está preparada para assessorar de maneira independente, tanto Compradores (Buy-Side) quanto Vendedores (Sell-Side).
No Brasil existe um movimento claro de aumento nas transações de Fusões & Aquisições no Low-Middle Market. Nos dois últimos anos, observamos um forte aumento sobre os setores de saúde, agronegócios, educação, energia e alimentos processados e a tendência é que esse movimento passe a integrar outros setores como construção civil e bens de consumo nos próximos anos.
Nossa empresa conta com escritórios estrategicamente localizados nos Estados do PR, SP e SC, pois acreditamos nas relações humanas, que a presença física e o aperto de mão fundamentam a relação de confiança na construção de um relacionamento de longo prazo.
Assessoria Buy-side
A Rumo Negócios atua de maneira profissional em processos de Fusões e Aquisições (F&A). Assessoramos os compradores e/ou investidores (buy-side) em todas as etapas do processo de aquisição, seja ele total ou parcial.
Estatísticas mostram que uma porcentagem significativa de fusões ou aquisições são malsucedidas. Isso ocorre porque muitas transações acabam sendo feitas de forma amadora, em negociações diretas entre comprador e vendedor, sem uma assessoria adequada para levar em conta as muitas armadilhas e variáveis importantes para o sucesso da transação.
1 – Alinhamento de objetivos
Entendimento das necessidades da empresa e sócios.
2 – Analise dos recursos financeiros disponíveis
A Rumo Negócios conta com uma área especializada em Funding que pode contribuir com soluções importantes para viabilizar o processo.
3 – Caracterização da(s) empresa(s)-alvo
Entendimento de aspectos importantes sobre as empresas de interesse.
4 – Mapeamento de Mercado
A Rumo Negócios detém participação societária estratégica em empresa de Pesquisas Estatísticas e isso confere à nossa empresa um diferencial exclusivo, onde dados + conhecimento = informação como diferencial competitivo..
5 – Abordagem(s) de empresa(s)-alvo
Ação estratégica e coordenada para evitar exposição do potencial comprador e um mau entendimento pelo vendedor.
6 – Análise preliminar da(s) empresa(s)-alvo.
Análise inicial das informações da(s) empresa(s) alvo obtidas com objetivo de entender se a empresa se encaixa no perfil de aquisição.
7 – Tratativas iniciais
Reuniões, visita(s) técnica(s) e Avaliação (Valuation) da(s) Empresa(s) Alvo.
8 – Due Diligence
A etapa de Due Diligence tem o objetivo de investigar de maneira mais aprofundada informações da(s) empresa(s) alvo para avaliar os riscos da transação.
9 – Closing
Documentos de transação e fechamento.
10 – Integração pós-aquisição
Change Management.
A assessoria buy-side pode ser contratada full package ou em módulos, dependendo do escopo do trabalho e do momento da negociação.
Como cliente da Rumo Negócios, você tem a tranquilidade de contar com uma equipe de especialistas, colocando à sua disposição todo o nosso conhecimento e experiência alinhados com o seu objetivo.
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Assessoria Sell-Side (Vendedores)
A Rumo Negócios possui vasta experiência na oferta de soluções abrangentes e personalizadas na captação de recursos, mapeamento e prospecção sócios estratégicos, venda parcial ou total de empresas.
O excesso de burocracia e as inúmeras particularidades que envolvem o processo de venda de empresas, quando não adequadamente assessorado por empresa especializada em F&A, pode colocar toda uma vida de trabalho, o nome e o seu patrimônio em risco.
Trabalhamos regularmente em negociações envolvendo sócios, famílias e para entidades de investimento profissional, como fundos de private equity e para empresas que procuram expandir através de fusões e aquisições.
Temos orgulho em dizer que mudamos o “rumo” de muitas pessoas e organizações.
1 – Diagnóstico preliminar
O Diagnóstico busca entender as necessidades da empresa e dos sócios. Avaliar o grau de maturidade dos controles financeiros e de gestão. Quais as necessidades ou desafios que a empresa enfrenta. Objetivos dos sócios/proprietários. Porque a empresa precisa de mais capital. Quais alternativas de captação de recursos estão disponíveis para empresas ou proprietários. Captação por venda de equity ou através de captação de recursos financeiros (dívida). Manutenção do controle ou participação minoritária. Cash-in ou cash-out. Sócio financeiro ou estratégico.
Nossas entrega nessa etapa: desenho do processo ideal para o cliente de acordo com suas necessidades, considerando os aspectos analisados internamente e as circunstâncias externas, assim como a situação que prevalecente no mercado no momento.
2 – Avaliação | Valuation
Analisamos os resultados financeiros da empresa e estruturamos o modelo econômico através da aplicação de metodologias de avaliação adequadas e reconhecidas pelo mercado de F&A. Por meio de nossas pesquisas e relacionamento com o mercado, temos acesso a informações sobre transações e múltiplos utilizados em transações comparáveis em diversos segmentos e regiões. Isso permite a entrega de avaliações mais atualizadas e precisas, e a apresentação de um panorama abrangente mais convincente à potenciais investidores.
3 – Preparação de documentos para captação
Nesta etapa são estruturadas as peças indispensáveis para apresentação da empresa como oportunidade viável de transação. É quando são estruturados o blind teaser, info memo e demais documentos que apresentem de forma clara, precisa e persuasiva, informações relevantes da empresa para os potenciais investidores.
4 – Mapeamento de Mercado
Concluídas as bases do processo, iniciamos então a etapa de mapeamento, análise e preparação da lista de potenciais parceiros e investidores. Nossas relações com investidores são amplas e abrangem o setor de private equity, investidores institucionais, empresas de investimento privado e investidores privados no Brasil e no exterior. Estamos aptos a desenvolver contatos nos idiomas inglês, espanhol, italiano e chinês (cantonês)
5 – Abordagem(s)
Uma vez mapeados, assumimos a responsabilidade por todo o processo de contato e comunicação com potenciais investidores. A comunicação inicial é feita sob condições de sigilo e confidencialidade até a evolução para as demais etapas, com assinaturas de termos específicos para abertura de maiores detalhes para transação.
6 – Negociação
Condução de reuniões de apresentações, negociações, visitas técnicas e estruturação de propostas.
7 – MOU – Memorandum of Understanding
Assessoria na estruturação do template (coluna dorsal) da transação. Trabalhamos em conjunto com seus advogados para composição do instrumento que dará início ao processo de Due Diligence.
8 – Due Diligence
Acompanhamento do processo de Due Diligence e eventuais intervenções quando necessárias.
9 – Closing
Documentos de transação e fechamento. Assumimos um papel fundamental nas negociações e até que o contrato seja finalizado e assinado.
10 – Integração pós-aquisição
Change Management.
A assessoria sell-side pode ser contratada full package ou em módulos, dependendo do escopo do trabalho e do estágio de maturidade que se encontra a sua empresa.
Como cliente da Rumo Negócios, você tem a tranquilidade de contar com uma equipe de especialistas colocando à sua disposição todo o nosso conhecimento e experiência alinhados com o seu objetivo.
Nossos clientes confiam em nossa vasta experiência para aconselhá-los quando desejam vender suas empresas (faturamento anual superior a R$ 6 milhões).
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Tem alguma dúvida?
Veja as perguntas mais frequentes sobre Fusões e Aquisições. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, teremos o prazer em conversar com você.
Tudo vai depender do escopo da contratação. Se for para desenvolver um trabalho específico, de apenas um módulo durante o processo, a cobrança será baseada em hora/homem (assessoria). Se a contratação for full package, ou seja, para o desenvolvimento de todo o processo negocial, incluindo a Avaliação do objeto de aquisição (valuation), negociação e closing é provável que a cobrança seja feita através da negociação de um pacote fechado, que na maioria das vezes pode ser até mais econômico que a contratação por módulo, que contemple todas as etapas do processo de aquisição.
Essa é uma dúvida muito frequente que sempre passa pela cabeça do empresário que quer vender a sua empresa.
E não é só essa!
São muitas, porque na maioria dos casos, o empresário nunca passou por um processo de venda da empresa antes. Em grande parte, ele possui um amplo conhecimento do seu negócio, dos desafios do setor, das tendências do mercado, mas nunca teve a experiência de ter vendido uma empresa antes. Além disso, existe aquela insegurança, pois o amigo do amigo vendeu a sua empresa e teve problemas com a negociação. Então podemos afirmar que ter dúvidas e insegurança faz parte do processo. E é importante tê-las mesmo. Mas só isso obviamente não basta!
Então o que é preciso fazer para vender a minha empresa?
Como saber se a minha empresa está preparada para ser vendida?
Bom, antes de mais nada é importante que o empresário pesquise, se informe e conheça as principais etapas que envolvem o processo de compra e venda de empresas. Em seguida precisa saber que em determinada etapa do processo, o comprador terá assegurado o direito de conferir “in loco” se todas as informações que foram apresentadas nas etapas iniciais do processo, são verdadeiras e poderão ser conferidas no acompanhamento do dia-dia da empresa, na conferência dos processos e documentos. Esse processo de conferência das informações in loco se chama due diligence e o comprador não vai avançar na negociação se resultado da diligência for negativo.
Portanto, antes de iniciar o processo de venda por conta própria, consulte um especialista em Fusões & Aquisições de Empresas.
As empresas especializadas neste tipo de transação possuem normalmente um corpo multidisciplinar, com várias especializações e isso confere uma visão bastante ampla sobre de todo o processo. Dependendo da situação da empresa, eles indicarão o melhor caminho a ser seguido, inclusive se ela está realmente preparada para ser vendida. Fique atento, pois colocar uma empresa a venda sem ela estar preparada para ser vendida pode custar caro para o vendedor.
No Brasil, grande parte das operações de vendas de empresas mal sucedidas são atribuídas à falta de conhecimento pela parte compradora ou vendedora sobre o processo de venda. Antes de colocar a sua empresa a venda, entre em contato com um especialista.
A resposta para esta pergunta pode ser bastante ampla, pois isso vai depender muito do que e quanto você conhece sobre o processo de compra e venda de empresas.
No Brasil, grande parte das operações de vendas de empresas mal sucedidas são atribuídas à falta de conhecimento por parte do comprador ou do vendedor sobre o processo. Isso ocorre porque muitas transações acabam sendo feitas de forma amadora, em negociações diretas entre comprador e vendedor, sem o conhecimento adequado para levar em conta as muitas armadilhas e variáveis importantes para o sucesso da transação.
Diferente da compra e venda de ativos tangíveis como automóveis, imóveis, máquinas, equipamentos, a compra e venda de empresas é normalmente muito mais complexa, envolve uma serie de riscos, tanto para o comprador quanto para o vendedor. Na hora de vender uma empresa, conta com o apoio de uma empresa especializada, ela poderá te orientar sobre todas as etapas que envolvem o processo.
Muitas negociações deixam de ser bem-sucedidas justamente porque começam de maneira equivocada, sem uma assessoria especializada, com supervalorização (irreal) requerida pelo vendedor ou então depreciação injusta imposta pelo comprador. Nestes casos, a negociação não evolui e o que poderia ser uma oportunidade real de negócio, acaba se transformando em desavenças, com perda de tempo e dinheiro, sem nenhuma evolução. Para evitar problemas como esses o Valuation acaba sendo uma ferramenta importante e que irá ajudar o empresário a ter um embasamento técnico durante o processo negocial.
O valuation é um trabalho técnico acadêmico que tem como objetivo calcular de forma racional um range de valor aceitável para o processo negocial de uma empresa. Existem vários métodos que podem ser usados para se calcular o valor de uma empresa. A escolha do método mais adequado é papel fundamental do especialista em F&A, pois a experiência dele e o contato diário com outras transações contribuirá substancialmente para a determinação do range correto como elemento fundamental para o sucesso da negociação.
Existem vários métodos que podem ser utilizados para determinar o valor de uma empresa, por isso é importante contar com a experiência de quem já realizou centenas de avaliações de diferentes portes e segmentos e tem o conhecimento adequado para indicar o melhor e mais confiável método para cada tipo de situação.
O NDA – non-disclosure agreement é um contrato de não divulgação de informações. É um tipo de contrato juridicamente vinculativo, que estabelece um relacionamento confidencial entre as partes A e B que assinam o contrato concordando que informações confidenciais que possam ser obtidas por uma parte da outra, não serão disponibilizadas a terceiros.
Aqui no Brasil o NDA é também conhecido como Acordo de Confidencialidade e são comuns para as empresas que estão negociando com outras empresas. Eles permitem que as partes compartilhem informações confidenciais sem medo de que elas acabem nas mãos dos concorrentes. Sendo assim, um NDA reconhece um relacionamento confidencial entre duas ou mais e protege as informações que elas compartilham da divulgação para terceiros.